A ARTE E A CULTURA NOS CONTEXTOS DA FORMAÇÃO HUMANA

A ARTE E A CULTURA NOS CONTEXTOS DA FORMAÇÃO HUMANA 

Podemos definir cultura como um conjunto de todo ser e fazer humano em uma sociedade, em um determinado período. Ela é ainda a expressão coletiva do homem no contexto social em que atua e estabelece suas relações pela sua linguagem, como música, dança, moda, artes, alimentação comportamentos e tradições. Dentre os principais elementos que compõem a cultura, podemos destacar: o conhecimento, que são as informações que as pessoas vão acumulando e transmitindo entre si, formando um conjunto de saberes que passam de geração a geração. As crenças, ou seja, aquilo em que se acredita através da imaginação, tais como histórias folclóricas, poderes do além, a fé religiosa. Os valores, formados por princípios e padrões que orientam o comportamento das pessoas para facilitar seu convívio. Os símbolos, que são representações físicas ou sensoriais às quais o homem estabelece significado; exemplos de representações físicas: uma bandeira pode significar o patriotismo, uma imagem pode significar devoção a uma entidade espiritual, etc.; exemplo de representação sensorial: um ritual com as mãos pode representar um sinal de respeito a uma hierarquia (continência militar), uma devoção religiosa (nome do pai, saudação islâmica, etc.). Temos ainda como elementos da cultura os usos e costumes, que são padrões de comportamento reconhecidos e aceitos pelo grupo social de um mesmo país, estado ou região. 

MANIFESTAÇÃO CULTURAL -  A cultura pode se manifestar de diversas maneiras, pois ela é complexa e dinâmica e pode ser: Cultura erudita – é a cultura aprendida nos ambientes formais da educação. É produzida através de estudos e pesquisas; Cultura popular – a cultura popular é coletiva, marcada pelo anonimato e se expressa em forma artística como dança, crendice e costumes gerais. Ela é a soma dos valores tradicionais de um povo; Cultura de massa – é a cultura produzida e/ou transmitida pelos grandes veículos de comunicação como televisão, internet e com o uso de imensos instrumentos de produção de shows. É uma cultura extremamente comercial e que afeta o comportamento humano com pouca preocupação com os padrões morais e éticos.

 ARTE -  A arte é criação humana, A palavra vem do latim ars e corresponde ao termo grego techne, técnica. Em sentido lato, significa habilidade, destreza, agilidade. Ela pode ser definida como a imitação da natureza pelo homem e exprime os sentimentos e emoção do artista, ao tempo que provoca emoções estéticas nas pessoas. A arte é representada de várias maneiras, tais como: arquitetura, escultura, teatro, música, dança, gastronomia, etc, e é percebida pelos nossos sentidos, no olhar, ouvir, tocar, pelo olfato, paladar. A arte é percebida e sentida. Ao contemplar uma obra de arte, é importante descobrir os elementos que a determinam: o pensamento, a imaginação, o sentimento do artista e as circunstâncias da época, do lugar e do ambiente em que o artista viveu. Toda manifestação artística foi feita: Em algum momento – conjuntura histórica; Por alguém – artista com predileções pessoais e culturais; Em algum lugar – com as devidas circunstâncias temporais, clima, disponibilidade de elementos e materiais. Vemos então que a arte depende da cultura para se expressar, ao mesmo tempo em que é um agente de transformação cultural. A cultura indica tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo. Entretanto, a cultura de massas com a intenção de transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc., transforma a arte em produto para o consumo, como sendo um produto de supermercado, não se preocupando em como ela vai atuar na formação humana em seus valores éticos e morais. A cultura erudita está quase totalmente ignorada, a cultura popular, especialmente na expressão da música e dança, está deixando de expressar os valores tradicionais do povo e vemos surgir uma nova cultura de massa com roupagem de popular, porém com performances e linguagens corporais agressivas e linguagens de baixo calão, trazendo uma formação duvidosa na construção dos valores de nosso povo, com artistas em busca de fama, o que descaracteriza o anonimato da cultura popular. Para se produzir cultura popular hoje os autênticos fazedores das artes enfrentam dificuldades, pois não têm mais o apoio dos órgãos públicos, dos setores culturais como outrora, fato que ocasionam a penetração dos “comerciantes de shows”, os chamados empresários, que descaracterizam toda ação artística e cultural de um projeto, transformando-o em arte de comércio. Aparentemente essa realidade é atrativa, pois gera fatores econômicos com grandes cifras e abrangências diversas. Mas, se não bastasse o avanço da cultura das redes sociais, das artes virtuais, estamos formando uma humanidade insensível aos sentimentos, às emoções e de pensamento castro. Estamos deixando de observar a realidade cultural de nossa sociedade e vamos nos adaptando às novidades e elas vão se incorporando aos nossos comportamentos. Fiquemos atentos, pois mudanças equivocadas podem tornar mais difícil a nossa vida.